quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DEU NO JUVENTUDE EM PAUTA POR LEOPOLDO VIEIRA

Nasce o novo Conjuve


Gabriel Medina, com 38 votos a 16 sobre João Vidal, foi eleito ontem o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Ele era candidato apoiado pelo Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, o FONAJUVES, mas também recebeu os votos da CONTAG, da Rede de Jovens do Nordeste e da Juventude da CUT. Vidal era o vice-presidente do órgão, na gestão de Danilo Moreira, também Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal, que se encerrou ontem.

Gabriel Medina é da Democracia Socialista (tendência interna do PT), tem larga trajetória no movimento estudantil e pelas políticas públicas de juventude, compondo a geração que impulsionou esse tema no Brasil, com muito esforço, seja em governos, parlamento, sociedade civil e organizações políticas, que privilegiavam a interlocução e a intervenção quase que exclusivamente com o movimento estudantil.

A candidatura dele estava sendo costurada e articulada há um certo tempo e isso deu uma grande vantagem - aliada a uma boa e representativa plataforma política muito previamente divulgada- para o resultado que já era relativamente esperado. Porém, seus 24 votos, na "largada" causou certa surpresa, revelando que o planejamento da ação, com política com começo, meio, fim, foco, tática e estratégia são - diria o clichê - é a "chave do sucesso".

Habilidoso e competente, na formulação e na articulação política, tenho certeza de que meu amigo pessoal e companheiro de muitas batalhas, Gabriel Medina, será uma liderança que não passará em branco no Conjuve, assim como meus também camaradas valorosos Danilo Moreira e David Barros , que, respectivamente, o antecederam.





Surpresa

Mas, a grande surpresa da eleição foi a candidatura de João Vidal, dirigente da UGT; composta pelo campo político influenciado pela JSB, JCNB (maioria petista), JS/PDT e JPMDB, que, com 16 votos, foi ao segundo turno, deixando fora a chapa liderada pelo espectro político influenciado pela UJS e juventude do novo Partido Pátria Livre (ex-MR-8), no qual se inserem grandes entidades como a UNE e a UBES. Ela obteve obteve 15votos.

Todos apostavam na retirada da candidatura de João Vidal, pelo poder de atração dos pólos considerados mais potentes, mas os conselheiros assistiram o nascimento, sim, de um novo pólo político, indubitavelmente forte para influenciar o destino das PPJs dfo Governo Federal, nos estados, muncípios e sociedade civil, a ser desenvolvido e fortalecido, claro, sem sectarismos e confusão política.

Postado por Leopoldo Vieira às 11:19 AM

Um comentário: