quarta-feira, 14 de abril de 2010

ANANINDEUA SEM PRAÇA DA JUVENTUDE


Por:Fernando Assunção

Ananindeua e Praça da Juventude.

Inicio de 2009 em diálogo com Coordenadoria de Juventude do Governo do Estado, o coordenador relatou-me a possibilidade de vir para Ananindeua a 1° Praça da Juventude, pois esta praça tinha sido Projetada para o bairro da (Terra Firme) mas, pelo tamanho da obra não existia espaço. Como se trata de uma obra com objetivos de atingir a periferia, informei uma área ociosa ao lado da caixa d’água no Conjunto(PAAR), espaço do governo do estado e se encaixava nos padrões sócio-econômico do projeto. A prefeitura já estava participando de algumas reuniões que já eram do conhecimento do prefeito, mas no calada noite, o Prefeito Duciomar articulou-se nacionalmente e trouxe a praça em questão novamente para Belém onde está sendo construída no Portal Ver-o- Rio.
Mês passado, durante encontro entre Ministério dos Esportes (que coordena o projeto) e futuros gestores da praça, com o apoio da SEEL (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer) foi apresentado o projeto Praça da juventude à Sepof (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças).
Há, da bancada paraense, 10,5 milhões prontos para erguerem essas estruturas tão importantes para a juventude de baixa renda do estado, especialmente do interior, cada vez mais alcançada pela drogatização e recrutada pela criminalidade, sem acesso aos bens culturais, o tempo livre saudável para formular seu projeto de vida etc.
A programação do encontro compreende desde a capacitação dos responsáveis pelo projeto até um 'bate-papo' para esclarecer dúvidas sobre o projeto, quanto à estrutura, o processo licitatório e o modelo de gestão que será empregado.
As cidades beneficiadas pela construção dessa estrutura serão Belém, Parauapebas, Curionópolis, Redenção e Abaetetuba.
Cada praça da juventude terá cerca de sete mil metros quadrados, com ginásio poliesportivo coberto, pistas para salto triplo e à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade com sala de ginástica, quiosque de alimentação, vestiários e arquibancadas, dentre outros.
Entre os anos 2008 e 2010, foram conveniadas a construção de 150 praças da juventude em todo o país, ao custo de R$ 1,6 milhão.
Enquanto em Ananindeua temos um dos prefeitos mais jovens do Brasil e seu partido aliado do governo Lula e tem maior bancada de deputados na câmara Federal, está muito desarticulado nacionalmente ou ele não “não tem um verdadeiro comprometimento com causa juventude”; um prefeito que em seis anos de mandato só fez até agora uma escola municipal com 3 salas na comunidade Abacatal. Se avaliarmos sua política de juventude para 2º maior município do Estado, a única política de juventude do seu Governo foi um cursinho popular que aprovou 17 pessoas no Vestibular. Muito importante mas..
Precisamos avançar nas políticas, pois quem “anda para trás é caranguejo” enquanto o governo Lula está revolucionando o país com varias ações e políticas afirmativas: Praça da juventude, PAC 2 da juventude, Programa Brasil Alfabetizado, Programa Bolsa-Atleta, ProUni e ProJoven, e está transformando a Secretaria de Juventude em Ministério Etc..
E o governo do Pará não fica atrás. Temos a Coordenadoria de Juventude, Bolsa Trabalho, Escola de Portas Abertas, Procampo, Navega Pará avanços escolas e Cidade digitais, Infocentro etc.
Em Ananindeua no 2°segundo mandato Helder Barbalho uns dos Prefeitos mais jovens do Brasil, tem que avançar e ter um programa sério para juventude e, ainda, com políticas reais.

2 comentários:

  1. Uma Praça deste porte é que o Município de Castanhal necessita, enquanto alguns prefeitos não avançam na qualidade de vida de seus jovens, o Prefeito de Castanhal Hélio Leite, tem sido um verdadeiro homem público comprometido com politicas voltadas para crianças jovens e adolescente e idosos, construindo ginásios poliesportivos e projetos sociais desenvolvidos na comundade castanhalense.Portanto Exma. sr Governadora olhe com mais carinho para a Cidade Modelo do Estado do Pará...e agende e sua metas de governo a construção da Praça da Juventude em Castanhal.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Esse projeto não passou de sonho no Governo Ana Júlia! Que junto com essa Coordenadoria de Juventude, foram incompetente para leva-lo em frente. Coisa típica do PT.
    Agora sim, com a nova Coordenadoria de Juventude no governo Jatene, o projeto vai caminhar! Aproveitem para olhar e vê se aprendem! HAhaha!

    ResponderExcluir