quinta-feira, 8 de abril de 2010

Artigo de Claúdio Puty sobre a " Pesquisa do Datafolha"




Deu no blog do Puty

“Quem tem de se explicar é o Datafolha"

Ainda repercutem as diferenças de resultados das mais recentes pesquisas eleitorais divulgadas por institutos brasileiros. Diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira desafia a metodologia do Datafolha, como mostra a matéria publicada na agência Carta Maior:

"O Vox Populi tem um modelo, falamos na casa das pessoas, damos tempo para elas responderem, nossas pesquisas podem ser auditadas a qualquer tempo", pondera. "O Datafolha faz entrevistas na rua, sem verificar se a pessoa mora mesmo na cidade", compara.

Ele instiga um pouco mais:

"Quem disse que perguntar sobre o conhecimento do candidato influencia na intenção de voto? O contrário é que sim", critica. Para o cientista político, a ordem é necessária porque as questões sobre a preferência do eleitor incluem apresentar diferentes listas de candidatos aos entrevistados. Depois de ler os nomes nas cartelas, os participantes poderiam dizer que ouviram falar de um dos concorrentes apenas porque viram seu nome entre as opções apresentadas.

Bem a seu tempo, Meira também questiona a ética do grupo de comunicação do qual faz parte o Datafolha:

"Enviamos uma nota ainda no sábado para o jornal (Folha), mas nenhuma linha foi publicada. Queria saber se o manual de jornalismo que eles dizem respeitar está sendo respeitado neste caso", ataca.

Meira faz ainda uma avaliação da conjuntura desta última pesquisa antes da desincompatibilização dos candidatos – “que explicaria os quatro pontos percentuais a mais recebidos por Dilma e a estabilização de Serra” -, das condições postas daqui pra frente e como isso pode se refletir no desempenho eleitoral de cada um.

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