terça-feira, 13 de abril de 2010

Jovens da América Latina estarão em Fortaleza (CE) no 1º Festival das Juventudes




Tatiana Félix *

Fortaleza - Adital -
A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, se prepara para receber, entre os dias 3 e 6 de junho, cerca de 3 mil jovens vindos de diversas cidades do Brasil e de países da América Latina, para participarem do 1º Festival das Juventudes em Fortaleza - América Latina e suas lutas juvenis.
O objetivo do evento é o de promover a troca de experiências e reflexões entre os jovens, contribuindo com a integração dos povos e fortalecendo as políticas publicas e iniciativas protagonizadas e direcionadas a juventude da America Latina.

A proposta é criar um espaço aberto, a exemplo do Forum Social Mundial (FSM), visando construir uma plataforma de lutas das juventudes e fortalecer uma relação entre diversos movimentos de juventude do Brasil e da America Latina, explicou Afonso Tiago Nunes, Secretário Municipal de Juventude. A ideia é promover a reflexão coletiva para a construção plural das juventudes em busca de seus direitos e convívio solidário e pacífico.


Metade dos participantes esperados para o evento deve ser da própria capital cearense; a outra metade, deve vir de várias cidades, estados e países, estimou o secretário. É esperada a participação para o Festival das Juventudes de representantes de países como Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela.

Ele disse que, embora estejam programadas muitas atividades culturais, o Encontro apresenta forte caráter político e social, já que a vivência destes jovens de diferentes regiões, através da troca de experiências, reforça a discussão de assuntos relevantes para a juventude.

"Queremos que a juventude de Fortaleza construa um processo de aliança com a juventude de todo o país, com o espírito latino americano, para pensar numa transformação social e na construção de um mundo novo, a partir da troca de experiências coletivas", ressaltou Afonso.

"Ainda não foi estabelecida nenhuma taxa de inscrição. Os jovens devem custear suas despesas pessoais com transporte e alimentação, e trazer suas barracas se forem acampar", explicou. Ele disse ainda que toda a infraestrutura do evento deve ser garantida através das parcerias com Governo Federal e outras entidades. "A alimentação também deve ser mais barata", informou.

Além dos debates e palestras sobre direitos e desafios da juventude, acontecerão também oficinas e apresentações culturais. No local será realizada uma Feira de Economia Solidária. Todos os eventos são gratuitos.

Mais informações e inscrições pelo site: www.fortaleza.ce.gov.br/juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário