sábado, 12 de junho de 2010

Estudantes vão as ruas manifestar

Deu no Blog da Liliani Nascimento

Depois de a juventude deste país ter conseguido alcançar uma grande vitória pra a educação no âmbito nacional - 50% do Fundo Social do Pré Sal pra educação- com a ajuda das entidades que nos representam ( UNE e UBES). Após termos avançado no Estado com a aprovação da meia-passagem intermunicipal ( já em fase de cadastramento dos estudantes do interior), conseguida com muita luta pelos estudantes deste Estado. Os estudantes de Ananindeua se vêem retrocedendo quanto a conquista de seus direitos por meio do Prefeito Helder Barbalho.

A conquista da meia passagem estudantil se deu através de muita luta, de muito enfrentamento com a polícia e poderes públicos. Foram anos de protesto até que finalmente tivemos nosso direito adquirido.

Foram tempos em que as coisas eram bem mais difíceis quanto falamos de diálogo com os governantes.
Agora este "querido" prefeito que impor o que ele chama de "cartão inteligente". Mas percebe que é inteligente apenas para os bolsos dos empresários do transporte

Um cartão que limita a ida e vinda dos estudantes, que poderão usar apenas duas passagens por dia; não poderá ser utilizado em finais de semana, muito menos feriados ou férias escolares. Uma grande violaçãoa Constituição brasileira. Retira dos estudantes o direito ao lazer, já que a passagem de ônibus custa um absurdo e os ônibus estão completamente sucateados.
Mas sabemos porque este prefeito faz coisas desse tipo.

1_ Nunca precisou utilizar-se do tranporte coletivo para se locomover, afinal de contas, sua família sempre soube gastar muito bem o dinheiro que desviavam da SUDAM;
2_ Nunca estudou em escola pública, mas em uma das escolas mais caras de Belém;
3_ Jamais soube como é dificultoso para pais de famílias que tem quatro ou mais filhos sustentar todas as despesas que estes tem para concluir sua educação;

São inúmeros os itens que poderia ser colocado para mostrar o quanto este gestor não tem nenhum respeito pelos pobres trabalhadores e trabalhadoras que ganham um salário mínímo pra sustentar suas famílias.

Por esses motivos , no dia 11 de junho, os estudantes de Ananindeua se mobilizaram para não deixar que mais direitos lhe fossem retirados. E como sempre acontece, fomos chamados de vagabundos e baderneiros. Tivemos 2 alunos quase atropelados por uma van o qual motorista, de transporte alternativo, não se sensibiliza e muito menos compreende a importância do nosso ato.

Meninos e meninas de várias idades foram para a frente da Prefeitura, e lá gritavam palavras de ordem contra este projeto de meia passagem limitadora. " O dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim" era uma das várias frases que foram criadas.

Conseguimos que uma comissão de pessoas das entidades ali presentes fosse recebida pelo chefe de Gabinete. UNE e UBES de fizeram presentes. Era inacreditável o que se ouvia dentro daquela sala. Palavras de uma burguesia hipócrita que nunca compreenderá os anseios do povo e dos movimentos sociais. Uma direita que serve apenas para tornar o mundo melhor para quem tem dinheiro.

Conseguimos o prazo de 15 dias para contrapor esse projeto, organizar a sociedade civil e derrubar mais essa falta de respito com os Estudantes.
Mais protestos virão.

"Estudante na rua.Prefeito a culpa é sua"

Um comentário:

  1. Precisamos fazer uma manifestação para mudança desse decreto. Achei muito legal a iniciativa de vocês, gostaria que colaborassem para fazermos um levante ainda maior. Sendo que nesta quinta feira (24/06)estaremos fazendo um pequeno manifesto na Avenida Almirante Barroso. Gostaria que vocês se mobilizassem e nos ajudassem. Para contato:
    email: carol_docinho91@hotmail.com
    neto_paixo@hotmail.com
    telefones: 88567604
    96356801

    ResponderExcluir