quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um ano sem Minerinho!

Faz um ano que se partiu o grande camarada Ramon "Minerinho', companheiro de Luta e de sonhos.


Ele iniciou sua militância no MST no sudeste do Pará e participou da fundação da FETRAF - PA, ai veio para grande Belém, filio-se ao PT-DS (Democracia socialista) tendência interna do PT, logo depois assumiu uma vice diretoria da SUSIPE.

Uma vida curta mais cheia de luta! Viva ao camarada Minerinho!



“’Há homens que lutam um dia, e são bons;

Há outros que lutam um ano, e são melhores;

Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;

Porém há os que lutam toda a vida

Estes são os imprescindíveis”

Bertold Brecht

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Salve a mulatada brasileira.Todo dia é dia de Preto!

Homenagem ao Cacá negão

Sonia Guajajara, da COIAB, entrega Motoserra de Ouro a Kátia Abreu

Sonia Guajajara, vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira-COIAB, entrega uma motosserra à Senadora Katia Abreu, em Cancún: "Este é o troféu motossera de ouro pelo reconhecimento do que está fazendo com as florestas e os povos indígenas no Brasil".


A senadora Kátia Abreu recebeu ontem em seu hotel, em Cancún, o prêmio Motosserra de Ouro, por sua defesa ferrenha de mudanças no Código Florestal, em prol de mais desmatamentos no Brasil.

Líder da bancada do agronegócio no Congresso e fiel defensora das propostas de mudanças no Código Florestal brasileiro, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu das mãos de Sonia Guajajara, vice-coordenadora da COIAB, o prêmio Motosserra de Ouro, símbolo de sua luta incansável pelo esfacelamento da lei que protege as florestas do país.

A senadora recusou o troféu, visivelmente irritada, e deixou para a ativista apenas os comentários irônicos de seus assessores. A condecoração serviu para lembrar aos ruralistas defensores do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que prevê alterações na lei, que essa proposta representa uma grave ameaça ao ambiente.O projeto ruralista anistia desmatadores e reduz o tamanho da área que o proprietário de terra e o Estado estão obrigados a conservar para o bem público. Fazendas, dependendo do tamanho, ou serão dispensadas de ter árvores ou poderão ter menos do que devem atualmente. O projeto também diminui as faixas de floresta em beiras de lagos e rios e em encostas, que além de servir como corredores de biodiversidade evitam enchentes, deslizamentos e protegem a qualidade da água.

Caso a turma da motosserra consiga mudar a lei nos termos em que pretendem, tornarão inviável para o Brasil honrar as metas de queda de desmatamento assumidas em Copenhague, na COP15, que preveem a redução até 2020 de 36% a 39% de nossas emissões de gases-estufa. A proposta prejudica também as negociações sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que institui o pagamento para a conservação de floresta para quem vive nela. “Se o Brasil legalizar mais desmatamentos, o custo da conservação aumentará muito e pode tornar a aplicação do REDD no Brasil inviável”, explica André Muggiati, representante da Campanha Amazônia do Greenpeace na COP16.

A bancada da motosserra continua lutando nos bastidores para que um novo e enfraquecido código seja votado a qualquer preço, ainda este ano. Querem que algo tão importante para o Brasil seja decidido já, por uma Câmara em fim de mandato, e sem a devida discussão com a sociedade. “As alterações no Código Florestal representam um retrocesso em uma das legislações florestais mais avançadas do mundo”, diz Muggiati.

Este protesto teve o apoio do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Feliz Natal?

Em um apelo ao espírito natalino, um grupo de ONGs, entre elas o Greenpeace, levou Papai Noel até Cancún para ajudar a impedir que a bancada do agronegócio empurre suas propostas de mudança no Código Florestal goela abaixo dos brasileiros.

O bom velhinho ficou nesta manhã na porta do Cancun Messe, um dos prédios onde acontece a COP16, entregando mudas de árvores aos que passam, acompanhado de ativistas com dois cartazes, em português e inglês, onde se lia “Mudar o Código Florestal = Um Natal sem árvores”. Se as alterações no código forem aprovadas no Congresso, o Brasil pode se preparar para, no futuro, celebrar Natais com bem menos áreas de florestas.

O Papai Noel em Cancún teve como parceiros o Observatório do Clima, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), além do Greenpeace.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DEU NO JUVENTUDE EM PAUTA POR LEOPOLDO VIEIRA

Nasce o novo Conjuve


Gabriel Medina, com 38 votos a 16 sobre João Vidal, foi eleito ontem o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Ele era candidato apoiado pelo Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, o FONAJUVES, mas também recebeu os votos da CONTAG, da Rede de Jovens do Nordeste e da Juventude da CUT. Vidal era o vice-presidente do órgão, na gestão de Danilo Moreira, também Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal, que se encerrou ontem.

Gabriel Medina é da Democracia Socialista (tendência interna do PT), tem larga trajetória no movimento estudantil e pelas políticas públicas de juventude, compondo a geração que impulsionou esse tema no Brasil, com muito esforço, seja em governos, parlamento, sociedade civil e organizações políticas, que privilegiavam a interlocução e a intervenção quase que exclusivamente com o movimento estudantil.

A candidatura dele estava sendo costurada e articulada há um certo tempo e isso deu uma grande vantagem - aliada a uma boa e representativa plataforma política muito previamente divulgada- para o resultado que já era relativamente esperado. Porém, seus 24 votos, na "largada" causou certa surpresa, revelando que o planejamento da ação, com política com começo, meio, fim, foco, tática e estratégia são - diria o clichê - é a "chave do sucesso".

Habilidoso e competente, na formulação e na articulação política, tenho certeza de que meu amigo pessoal e companheiro de muitas batalhas, Gabriel Medina, será uma liderança que não passará em branco no Conjuve, assim como meus também camaradas valorosos Danilo Moreira e David Barros , que, respectivamente, o antecederam.





Surpresa

Mas, a grande surpresa da eleição foi a candidatura de João Vidal, dirigente da UGT; composta pelo campo político influenciado pela JSB, JCNB (maioria petista), JS/PDT e JPMDB, que, com 16 votos, foi ao segundo turno, deixando fora a chapa liderada pelo espectro político influenciado pela UJS e juventude do novo Partido Pátria Livre (ex-MR-8), no qual se inserem grandes entidades como a UNE e a UBES. Ela obteve obteve 15votos.

Todos apostavam na retirada da candidatura de João Vidal, pelo poder de atração dos pólos considerados mais potentes, mas os conselheiros assistiram o nascimento, sim, de um novo pólo político, indubitavelmente forte para influenciar o destino das PPJs dfo Governo Federal, nos estados, muncípios e sociedade civil, a ser desenvolvido e fortalecido, claro, sem sectarismos e confusão política.

Postado por Leopoldo Vieira às 11:19 AM

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DEU NO BLOG MILITANCIA VIVA - POSTADO POR EDUARDO BUERES

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010GUERRILHA DO ARAGUAIA: BRASIL E CONDENADO




A lei da anistia não impede a punição dos responsáveis


Brasil é condenado na OEA e responsabilizado pelo desaparecimento entre 1972 e 1974, sem investigações de 62 pessoas na região do Araguaia



Corte Interamericana de Direitos Humanos determina que o Estado deve investigar os fatos ocorridos na época da guerrilha do PCdoB na região

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por sua responsabilidade pelos desaparecimentos de 62 pessoas, ocorridos entre 1972 e 1974, na região conhecida como Araguaia.

Na ocasião, a chamada Guerrilha do Araguaia, formada por militantes do PCdoB, foi duramente reprimida pelo Exército brasileiro, sob o comando da ditadura civil-militar que havia se instalado no país em 1964. Em sua sentença, a Corte IDH determina que o Estado brasileiro investigue penalmente os fatos por meio da Justiça ordinária, já que, segundo a corte, “as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos”.

Assim, a Lei de Anistia não representaria um obstáculo para a identificação e punição dos responsáveis. A Corte Interamericana já notificou a respeito de sua sentença o governo brasileiro, os representantes das vítimas e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Além disso, a Corte IDH determinou que o Brasil também é responsável “pela violação do direito à integridade pessoal de determinados familiares das vítimas, entre outras razões, em razão do sofrimento ocasionado pela falta de investigações efetivas para o esclarecimento dos fatos”.

Para completar, o órgão conclui, igualmente, que o país é responsável pela violação do direito à informação estabelecido na Convenção Americana, devido à “negativa de dar acesso aos arquivos em poder do Estado com informação sobre esses fatos”. Por outro lado, reconheceu as iniciativas e medidas de reparação que vêm sendo adotadas.



Fonte:Blog do Celso Jardim

Postado por Eduardo Bueres

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"OS RATOS SÃO SEMPRE OS PRIMEIROS A ABANDONAR O NAVIO."



Mal acabou o Governo, já tem militantes da DS tendência interna do PT pulando fora do barco. Um certo militante da JDS/ de Ananindeua movimento estudantil Kizomba, que na eleição do DCE na Ufpa estava fazendo campanha para chapa 2 do PSOL e PSTU. 
Será que dessa vez vai rolar "cabeças"?



Parauapebas receberá investimentos do PAC-2.

Deu no http://blogdajoelmaleite.blogspot.com/


 


Lula anuncia 315 milhões para obras de saneamento no Pará

O Pará foi um dos estados selecionados para receber recursos do PAC 2. O governo federal vai destinar 315 milhões de reais para investimentos em obras de abastecimento de água nas cidades de Belém, Santarém, Marabá, Ananindeua, Castanhal, Breves, Marituba, Paragominas e Parauapebas.

A informação foi divulgada na cerimônia que anunciou os projetos aprovados para a 2ª versão do Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC 2 - nas modalidades Social e Urbano, nesta segunda-feira (6), em Brasília. O evento reuniu centenas de autoridades, entre elas, a governadora Ana Júlia Carepa.

O eixo social e urbano obteve um aumento de recursos de 63% em relação à primeira edição do PAC. Agora consta de 13 temas, com ampliação da capacidade de investimento em infraestrutura urbana no país para ações de educação, saúde, segurança, esporte e lazer, desenvolvimento social, entre outros.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Casa da Juventude está com vagas abertas para os curos Fireworks CS4 e Photoshopping CS4.

Cursos de photoshopping e fireworks na Casa.
A Casa da Juventude comunica que ainda está com inscrições abertas para os cursos de Fireworks CS4 e Photoshopping CS4. Ambos programas contém uma série de ferramentas indispensáveis para edição de fotografias e vídeos. As aulas começam nesta quarta-feira (24) e encerram no dia 2 de dezembro. As vagas são limitadas, por isso, faça logo a sua inscrição. Mais informações na Casa da Juventude: na Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur. Mais informações: (91) 3223 3437 ou pelo site (www.juventude.pa.gov.br).

sábado, 20 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Todo apoio ao ENEM

Deu no Blog Juventude em Pauta!
Um absurdo completo a Justiça Federal suspender a prova do ENEM e a divulgação de seu gabarito, porque afronta os direitos de 4,6 milhões de jovens, em sua ampla maioria de baixa renda, que querem e precisam de uma oportunidade de cursar a universidade, além do que é uma demanda do nosso desenvolvimento que, a cada dia, tem previsões mais otimistas.
Registre-se que apenas 2.000 inscritos podem ter sido prejudicados e, ainda assim, o MEC já reconheceu que terão direito à uma outra prova.
Está correta a decisão do ministro Haddad de entrar com recurso contra essa decisão que tem dois panos de fundo. Um é ideológico: as elites são contrárias ao fato de que estudantes de baixa renda possam entrar aos milhares nas instituições de educação superior de qualidade, inclusive com direito à mobilidade aos grandes centros de ensino isto é, nas públicas, ainda mais porque a maior parte dos inscritos é nordestina. Outro são os negócios de uma burguesia marginal de cursinhos, gráficas, jornais redes de outdoors et caterva que lucravam e muito com o modelo anterior. Em resumo, temos aqui a luta de classes em estado bruto, com a juventude como recheio e isso não é à toa, tem a ver com os rumos do nosso desenvolvimento embutidos no bônus demográfico, mas este é assunto que tratarei aqui em postagem de amanhã.
Me surpreende a posição da UNE/UBES de surfar na onda anti-ENEM novamente para aliviar a pecha de "governista", colada pela direita e grande imprensa, confundindo o inimigo, com um esclarecimento de que "considera o ENEM um caminho para a democratização do ensino superior" de nota de rodapé e interpretando a chamada do MEC no Twitter "Alunos q já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los" como um "ataque aos estudantes". Para mim, uma desestabilização planejada.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Está aqui alguns dos melhores do Eletro Fest Rock de 2010


Dia 23 vai ser a grande festa de entrega dos premiados  de 2010 do Eletro Fest  Rock Ananindeua, mais convidados. 
Confira aqui os premiados desse ano:
Melhor  Banda  Cover  pela escolha dos internaltas do Blog
VOID 

Melhor Barda autoral
GRAFINNO

 
Banda Revelação
Essential Rock   

 
Galera fique ligado na venda dos ingressos e das outras atrações no dia.

Deu No Blog da Liliani Nascimento

Aproveitamos o momento para registra a volta da nossa blogueira:


Liliani Nascimento

Por todas as mulheres




Postado por Liliani Nascimento às 07:31

Clique aqui para assistir ao vídeo





BRASIL (2010) - O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) produziu este vídeo para mobilizar as mulheres brasileiras à defesa dos direitos de todas as mulheres em escolher se devem ou não levar adiante uma gravidez indesejada. Essa campanha tem por objetivo defender a autonomia das mulheres e evitar as centenas de mortes provocadas por abortos inseguros no país.



Setores ultra-conservadores, a direita e fundamentalistas cristãos (igreja católica e outras) estão intervindo no Congresso Nacional para criar leis que obriguem as mulheres a concluirem qualquer tipo de gravidez, motivada por estupro, que possa provocar a morte da mulher, de anencéfalo etc. Para tanto chegam a propor até o pagamento em dinheiro para a mulher vítima de estupro que leve ao fim a gravidez. Essa proposta absurda tem sio chamada pelos movimentos feministas de BOLSA ESTUPRO.



Os debates no Congresso Nacional, monopolizados, por esses grupos extremistas, mostram o quão violento e dominador é o machismo e o fundamentalismo religioso.



É importante mobilizar as mulheres. Mobilizadas e conscientes de seus direitos, podem produzir mudanças políticas e legais no país.



Mais informações podem ser obtidas no site criado pelo Cfemea para essa campanha:portodasnos.blogspot.com



Este vídeo foi produzido em agosto de 2010 pela ILLUMINATTI - illuminatifilmes.com



com o patrocínio da

HEINRICH BÖLL STIFTUNG



e com o apoio de

-Safe Abortion Action Fund

-Ford Foundation

-WHC



Agradecimentos ao

-Fórum de Mulheres Negras do Distrito Federal

-Associação Lésbica de Brasília (Coturno de Vênus)

-Fórum de Mulheres do Distrito Federal



CFEMEA - 2010 - Brasil - cfemea.org.br





* Fonte: http://vimeo.com/15358185

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Edilson Moura o candidato a Deputado Estadual que mais recebe apoio.

 Este poema foi uma homenagem feita pelo Professor e vice-diretor da Escola Padre Pietro Gerosa, Ananindeua-PARÁ, PAULO ARTUR VILHENA.

Um Poema para Edílson Moura.

Sou Edilson
Guerreiro na luta
De pele escura
Tendo o ideal com armadura
Em terras cabana
  Nascido e crescido
 E das aguas do rios urgido

Quando criança
Entre bola e pipa
Doce lembrança

Na juventude estudante
Na politica militante
Entre companheiros militantes


Hoje adulto amante da cultura
De olho nos movimentos
Que vem das ruas.

Mariana de Freitas Diretora da UBES declara apoio a Edilson 13310

domingo, 19 de setembro de 2010

Benicio del Toro no Brasil: encontros com Dilma, MST e balada mauricinha

A visita do ator porto-riquenho Benicio Del Toro ao Brasil foi articulada pela campanha de Dilma Rousseff. A informação consta do convite para um jantar que o casal Lucy e Luiz Carlos Barreto ofereceu ao ator ontem, em sua residência, em Laranjeiras, no Rio. O texto diz: “A visita foi inicialmente articulada pela campanha de Dilma Rousseff. Mas, para nós, é uma oportunidade de nos reunirmos para compartilhar experiências sobre cinema e a cultura brasileira e latino-americana.”
A agenda de Del Toro no Brasil está bastante eclética. Teve compromissos na escola do MST no interior de São Paulo e se jogou na noite paulistana em uma das baladas mais elitizadas da capital paulista. Mesmo com um visual que pouco tinha a ver com o de um astro de cinema (boné na cabeça e olheiras profundas), arrancou suspiros das meninas que lá estavam.
Neste sábado, o ator que já interpretou Che Guevara nas telas de cinema  participa de um comício com Dilma e Lula. Vale lembrar que, recentemente, Dilma declarou que Che foi seu símbolo sexual na adolescência.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VOTE JÁ está no Blog a enquete MELHOR BANDA DO II ELETRON FEST ROCK DE ANANINDEUA: COVER, AUTORA E REVELAÇÃO

1. HICH JACK



2. GRAVIDADE ZERO


3. SNIPHNX


4. MONOPOLIO


5. GAME


6. BLECAUTE HC


7. 3 ONLINE


8. VOID


9. JUSSKS BRAWN


10. PAREFERNIA


11. CREEP


12. MK ULTRA


13. GRAFINNO

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

45 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO VOTAR EM SIMÃO JATENE


1-   VIOLÊNCIA NO CAMPO
Nos 12 anos do governo do PSDB o Pará ocupou o primeiro lugar no ranking da violência no campo provocado por conflitos fundiários. Noticias sobre massacres contra trabalhadores rurais eram constantes nas manchetes dos jornais paraenses e da imprensa nacional.

2-NÃO CUMPRIMENTO DO PERCETUAL MININO PARA SAÚDE
Em janeiro de 2005, dados do ministério da Saúde mostravam que estados e municípios descumpriam a Emenda Constitucional 29, que obrigava a investir um percentual mínimo de suas arrecadações na saúde publica. O Pará foi o Estado que apresentou a pior media de aplicação naquela época, com R$174 per capita, enquanto que a maior media ficou para o Distrito Federal com R$ 600 por habitante.” Investimento é baixo na saúde” Diário do Pará, 25.01.2005.

3-   LUZ PARA POUCOS
Em 2003, cerca de 27% da população paraense ou 1,8 milhão de habitantes não tinham acesso ao serviço público de energia elétrica.
4-   ÓBITOS DE BEBÊS NA SANTA CASA
Em relação ao número de óbitos ocorridos na Santa Casa, em 2004 foi o ano que apresentou o maior índice de óbitos neonatais, foram 588 óbitos e a taxa de mortalidade de 19,2%.
5-   COM JATENE A VALE FOI PARA O MARANHÃO
Depois de penosas negociações em 2004, Simão Jatene não conseguiu trazer a maior siderúrgica brasileira (ALPA) para o nosso Estado. A Vale decidiu instalar a Alpa no Maranhão.

6-   30 MIL CASAS QUE NINGUEM VIU
Em 2004 Simão Jatene prometeu construir 30 mil casas para população do Estado, para compensar a perda da Siderúrgica Alpa. Essas casas nunca passaram de meras promessas do tucano.

7-   AÇÕES NÃO DEMOCRÁTICAS
Não havia participação popular na formulação de ações para o desenvolvimento urbano.

8-   ESCOLAS SEM VAGAS
No governo de Simão Jatene, os pais de alunos enfrentavam verdadeira batalha para conseguir matricular os filhos na rede estadual. Filas enormes, tumultos e até denuncia de venda de vagas eram ocorrências tradicionais a cada novo período de matrícula.

12- CAMPO MINADO
No governo de Jatene a grilagem tomava conta das terras e a violência no campo era manchete dos jornais do Pará e do Brasil. Tudo por conta da falta de um programa de regularização fundiária e de ordenamento territorial.

13- EXCLUSÃO DIGITAL
O acesso a internet na gestão de Jatene era para poucos, não havia nem um programa para acabar com a exclusão digital que havia no estado.

14- REAJUSTE SALARIAL
No governo tucano os salários tiveram 76% de perdas acumuladas – segundo o DIEESE.
15- AUXILIO ALIMENTAÇÃO PARA POUCOS
Na gestão de Simão Jatene o auxilio alimentação era só para alguns funcionários do Estado, não havia umapolítica uniforme de concessão deste auxilio.

16- CHEQUE-MORADIA SOMENTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
No governo dos tucanos o chamado Cheque-Moradia atendia apenas aos servidores públicos estaduais. Não havia uma política de habitação mais democrática para população.

17- CRÉDITO NAS ALTURAS
No governo tucano o BANPARÁ não oferecia créditos a juros baixos não havia nem uma tarifa diferenciada para os servidores efetivos, estatutários, comissionados, aposentados e pensionistas.
18- CARNE SEM GARANTIA
Não havia garantira de que a carne produzida no Pará não contribuía para o aumento do desmatamento na Amazônia no governo de Simão Jatene. Seu Mapeamento Ecológico não saiu do papel.

19- FEBRE AFTOSA
Não havia no Estado nenhuma área livre de febre aftosa com reconhecimento internacional, a exportação de carne era prejudicada.

20- EXCLUIDOS SOCIAS
Não haviam nenhum programa voltado para as populações tradicionais Indígenas e quilombolas.

21- IMPOSTOS ALTOS
Não havia redução de carga tributária para pequenos e micros empresários.

22- IPVA SEM DESCONTO
No governo de Jatene não havia nenhuma política de parcelamentos e descontos ao bom motorista.

23- CESTA BÁSICA?
A cesta básica era composta apenas por 20 produtos, e com alíquotas não diferenciadas para o empresário beneficiar seus empregados.

24- FROTA DA PM REDUZIDA
No governo tucano 600 viaturas da Polícia Militar eram sucateadas e metade da frota estava parada sem condição de uso.
25- SEM SEGURANÇA 1
Não havia munição para os policiais, eles realizavam seus serviços com a metade da carga das armas. Colete a prova de bala era uma disputa.

26- SEM SEGURANÇA 2
A impunidade e a violência ficaram cada vez mais à solta em 2003 e uma das razões para isso foi a ausência de delegados de Polícia Civil em cerca de 48% dos municípios paraenses. O motivo para essa deficiência foi a demora para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso do Instituto Estadual de Segurança Pública (Iesp).

27- JOVEM X MERCADO DE TRABALHO
No governo de Simão Jatene não havia uma política pública voltada para a inserção do jovem no mundo do trabalho. Questiona-se inclusive que os bandidos de hoje foram àqueles adolescentes sem perspectivas durante os 12 anos governo.

28- DELEGACIAS
Os baixos investimentos para as delegacias da Policia Civil deixaram as sedes, em sua maioria, verdadeiras pocilgas.

29- CENTRO DE PERÍCIA CIENTÍFICA RENATO CHAVES - CPCHavia incapacidade do CPC Instituto Renato Chaves em realizar seu serviço a contento e os carros para remoção de cadáveres eram totalmente sucateados.

30- POLITICA DE ENFRENTAMENTO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL
Inexistência de uma política integrada de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil no Estado.

31- IMPOSTOS
Em setembro de 2007, Simão Jatene foi acusado de ter dispensado, através de decreto, juros e multas sobre débitos incidentes do ICMS. O STF considerou inconstitucionais os benefícios concedidos, o que foi enquadrado como crime de responsabilidade.

32- HOSPITAIS SEM FUNCIONAMENTO
Acredite, Simão Jatene inaugurou três hospitais sem equipamentos e sem médicos para atender a população. Não passavam de fachadas. Dois meses depois da cerimônia de inauguração, o jornal Diário do Pará publicou a seguinte manchete: “Idosa morre sem ajuda no Hospital de Marabá”
(Diário do Pará – 07.11.2006)

33-  PREFEITURAS SEM ASSITENCIA À SÁUDE
No governo de Jatene, os repasses de recursos da Saúde para os municípios eram feitos apenas aos prefeitos aliados do governo dele. Como se a Saúde fosse apenas para os amigos.

34- DELEGADOS A MÍNGUA
Delegados da Polícia Civil passaram mais de dez anos tentando acordo com o governo tucano, por um plano de carreira e progressão salarial.

35- MENOR RANKING DE SANEAMENTO DO PAIS
No governo de Simão Jatene, a Região Metropolitana de Belém teve o índice mais baixo do Pais de Saneamento Básico. Apenas 7,2% dos domicílios dispunham de tratamento de esgoto.

36- MENINAS DO SOLHOS DE ALMIR  ABANDONADA
A Alça Viária, menina dos olhos de Almir Gabriel, ex-aliado de Jatene, teve rara manutenção durante a gestão de Jatene, os buracos e acidentes eram constantes.

37- TROCOU IMPOTOS POR DOAÇÃO DE CAMPANHA
Em 2004 denuncias contra a CERPA apontavam que a empresa de cerveja doou para campanha de Jatene em 2002, 16,5 milhões em troca da isenção de impostos ao governo.

38- PROFESSORES SOFREM REDUÇÃO DE SALÁRIOS
No governo de Simão Jatene os professores tiveram redução de seus salários com cortes da carga-horária. Em alguns casos chegava 50% menor, comprovavam os contracheques.

39- ALVORA MILIONÁRIA
Nos governo de Almir Gabriel e Simão Jatene, o projeto Alvorada, do governo de FHC, perderam-se em fraudes e desvio de R$45 milhões. O projeto tinha o valor total de R$120 milhões, mas foi extinto antes que os benefícios chegassem à população paraense. Desse dinheiro, Jatene recebeu a quantia liberada de R$ 66.776.371,01, mas só executou R$ 21.669.774,00 do total recebido, ou seja. 20% do valor liberado para o o  governo do Estado.

40- ESCÂNDALO NO HOSPITAL ABELARDO SANTOS
Em 05 de abril de 2006, a Policia Federal fez devassa no hospital do Estado Abelardo Santos e descobriu várias irregularidades na condução administrativo-financeira dos pagamentos de plantões. A PF cumpriu cinco mandados de busca em residências de servidores do hospital deste hospital.

41- MORTALIDADE INFANTIL NO ESTADO
Segundo informações do IBGE, em 2004, o Pará registrou na rede hospitalar 1,840 óbitos na faixa de 0 a 4 anos. Ou seja, apenas nos hospitais, morreram 6 crianças por dia.

42- EVASÃO DE VERBA PÚBLICA
Sonegação, evasão de impostos, pirataria e contrabando foram alguns dos fatores que fizeram o estado do Pará perder cerca de R$ 100 milhões no governo de Jatene. As atividades ilícitas prejudicaram bastante o sistema de arrecadação do Estado, principalmente áreas como a saúde, educação e habitação.

43- PEC DA SEGURANÇA SEM APOIO TUCANO
O governo tucano, de Serra a Jatene não apóia a PEC 300 da Segurança, ou seja, o Projeto de Lei que valoriza e cria um piso nacional para o pessoal da segurança.

44- ROMBO NA SAÚDE
A saúde na gestão de Jatene foi um caos, sem uma política de saúde. A gestão da Secretaria de Saúde – SESPA sofreu acusações de improbidade administrativa, devido às irregularidades detectadas na aquisição de unidades móveis e nas obras para construção do hospital Metropolitano que custou o dobro do valor previsto.

45- O HANGAR MAIS CARO DO BRASIL
A construção do Hangar em 2006 – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - foi marcada por acusações de contratos duplicados da mesma obra e de superfaturamento. O custo da obra foi considerado acima do mercado- chegou a R$ 3.400,00 o metro quadrado, o mais caro do Brasil e o custo total foi de R$ 100 milhões. O preço do Centro de Convenção foi altíssimo mesmo se comparado a outras obras sobre as quais pesam denuncias de superfaturamento.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Barbalhos vocês não vão calar os Estudantes de Ananindeua





A União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES) e a União Municipal dos Estudantes Secundarista (UMES) reuniuram com os estudantes para protestarem, pela quarta vez, contra o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, no Pará.



O protesto que ocorreu na manhã da última terça-feira (31) em frente à Prefeitura de Ananindeua (PMA), localizada na rodovia BR-316. Os manifestantes exigiam a extinção de todo o sistema de bilhetagem eletrônica, denominado "Passagem Inteligente", que limita o número de acesso aos ônibus.


Segurando faixas e cartazes, eles ocuparam a calçada do prédio da PMA, além do canteiro central da rodovia. A multidão formada por cerca de 150 estudantes, entre alunos e representantes de entidades estudantis foi confrontada pelo poderio da administração municipal.


Ao chegarem, os "protetores da prefeitura" (Guarda municipal), usaram sprays de pimenta para dispersão, iniciando uma grande confusão, os estudantes invadiram a prefeitura revidando com pedras para se protegerem.


Durante o tumulto algumas vidraças do prédio "público" da Prefeitura de Ananindeua foram danificadas, e os estudantes foram agredidos pelos guardas municipais. O saldo desta arbitrariedade foi a prisão de 4 estudantes, algumas estudantes saíram desmaiadas, e mesmo assim, o Prefeito Helder Barbalho (PMDB) não quis receber os estudantes para uma negociação.


“Não precisava ser muito inteligente para saber que este sistema de Passagem Inteligente não daria certo, pois Ananindeua não está isolada de Belém. Os ônibus que trafegam no município também circulam em Belém, por isso é impossível implantar um sistema como este", criticou o estudante Max Castro.


Já a estudantes Júlia Borges complementou: "Não queremos que acabem apenas com a cota para meia passagem, mas que seja extinto todo o sistema, uma vez que a intenção da Prefeitura é limitar também a passagem no Passe Fácil de Belém e do Passe dos idosos. Não somos os únicos prejudicados com esse novo sistema, por isso já acionamos o Ministério Público, que ficou de chamar a PMA"


O pagamento de algumas taxas fixas e restrições ao acesso para o sistema de passagem inteligente dos estudantes revoltam toda a população. Alguns alunos são contrários ao sistema por prejudicar, financeiramente, àquelas famílias que possuem mais de um filho matriculado em uma escola pública de Ananindeua.


A vice presidente da UMES e 1ª Diretora de comunicação da UBES, Mariana Freitas, que é moradora de Ananindeua, explicou que para uma família com quatro filhos, por exemplo, o custo para recarga dos cartões chega a R$ 40,00, já que cada um deve ser reabastecido com o valor de R$ 10,00. "Além disso, os pontos de recarga são precários no município, o que dificulta o acesso do estudante até essas farmácias onde podem ser feitas as recargas", explica.


De acordo com a direção da UMES a mídia local denominou o ato como " vandalismo", sem ao menos ouvir a versão dos estudantes sobre os fatos ocorridos. Mesmo assim, os estudantes prometem novas manifestações ao longo da próxima semana, caso a Prefeitura de Ananindeua não revogue o decreto que limita o número de tarifas da Passagem Inteligente.






Cleito Costa







Lançamento do livro Juventude: Novas Bandeiras

Deu no blog: Juventude em Pauta
Novas Bandeiras, de minha autoria, dia 08 de setembro (quarta-feira), às 19:30, no Boteco da Computer (Antonio Barreto, 1176, entre 9 de Janeiro e Alcindo Cacela). A entrada é livre.
Este segundo livro reúne artigos escritos nos últimos dois anos (2008 a 2010) sobre temas relevantes na pauta de discussões contemporâneas da juventude brasileira, marcada por novas bandeiras que vão ganhando espaço na sociedade pela articulação de uma geração nascida para governar e dar um projeto político à nossa democracia, a herança da que nos antecedeu nos anos 60, 70 e 80.
Ele parte de uma postura absolutamente contrária do status quo quando este afirma a velha ladainha de que o jovem brasileiro não gosta e está afastado da política. Nada mais antiquado a se dizer e pensar sobre o jovem brasileiro.
Publicados em diversos portais de esquerda, nos últimos dois anos, vocês encontrarão textos sobre inúmeros temas como eleição, reforma política, trabalho, desenvolvimento, educação, cultura e direitos humanos, institucionalização e movimento. É, no geral, um convite ao debate, à crítica e à discussão.
Convido a todos a essa leitura, com a certeza de que unida, a juventude brasileira em seus mais diferentes matizes, vai transformar esse país e ser o elo entre o passado e o futuro desenvolvido com justiça social.
De antemão, sugiro a leitura da entrevista que dei ao jornalista Paulo Bemerguy, editor do maior blog de política do Pará, o Espaço Aberto.
Registro, até aqui, meus agradecimentos à Rita Soares e Franssinete Florenzano (cliquem para ler as postagens e o debate nos comentários), duas das melhores jornalistas paraenses que, em seus prestigiadíssimos blogs, registraram o lançamento. Estendo-os ao deputado Carlos Bordalo, com quem tenho a honra de trabalhar, também pela divulgação.
Para quem quiser ver outras abordagens de notícias sobre isso, no Portal Nacional do PT, JPT, Galera da Dilma e Juventude Acelera.
Também registro minha apaixonada gratidão à Samara Carvalho, meu amor, mulher e companheira, editora da minha vida e militância, sem quem a inspiração seria efêmera e fulgás; e meus agradecimentos ao meu comandante José Dirceu, que prefacia o livro, um entusiasta do desenvolvimento do Brasil, o que só vislumbra com forte investimento na juventude. Sem dúvida, uma referência de dedicação, engajamento, idealismo, firmeza política, competência estratégica e capacidade de organizar mentes e maiorias por um mundo melhor tão pulsante, que chega a levar os setores mais atrasados da política nacional e o senso comum mais acrítico ao paroxismo do ódio e da hidrofobia.
Então, dia 08 de setembro, às 19:30, no Boteco da Computer, espero você lá!

Um poema a Dilma

DILMA

Mulher de fibra
Que no seu pulso vibra
O ritmo da vida

Coração de mãe
Que ampara
e conduz

Que encaminha
Seu protegido
Na busca da vida

Vida que seja digna
Na conquista de direitos
No cumprimento de seus deveres

Em um legitimo exercício
De cidadânia
Onde se mata

A fome com comida
E a sede com justiça

Justiça que protege e orienta
Embalada por um sorrizo
Que encanta, que aconchega

Mulher guerreira
Que carrega no colo
Um gigante que chama de filho
Que veste todo de verde e amarelo

Que como toda mãe
Faz do AMOR seu fizil
Protegendo o filho

Que por todos é chamado de BRASIL.

Este poema foi uma homenagem feita pelo Professor e vice diretor da Escola Padre Pietro Gerosa, Ananindeua-PARÁ, PAULO ARTUR VILHENA.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Eletro Fest Rock o maior evento de Rock de Ananindeua

O 2° eletro fest rock foi o maior evento de rock de Ananindeua mais de 6 seis mil pessoas estiveram na praça da Biblia nesse domingo, as 14 bandas e a galera da tenda do Puty.
 Veja aqui sua foto de sua opnião qual foi a melor banda.
Sexta-feira dia 3 vai ter uma inquete no blog  para escolha de melhor banda autorais, melhor couver e revelaçao do 2° Eletro Fest Rock. Vamos fazer uma enquente e entregar a premiação no final de setembro.

Fica de olho galera e vamos votar na sexta já está no ar aparti das 13 horas.